-
Arquitetos de interiores: Masquespacio
- Área: 100 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:David Rodríguez
+Quespacio apresenta o seu mais recente projeto realizado em uma propriedade emblemática de finais do século XIX, situado no centro histórico de Valencia. O projeto desenvolvido para o escritório de advocacia Zapata y Herrera parte de seus valores históricos e são somados os valores empresariais do escritório utilizando cores como preto, cinza e os tons naturais da madeira.
Portanto a primeira ação foi restaurar as vigas antigas para torná-las elementos essenciais ao projeto. A madeira nobre é uma das protagonistas da empresa sem ter pretensões de destaque, somente com o objetivo de transmitir confiança como um dos valores mais importantes de Zapata y Herrera. A cor cinza, por sua vez, simboliza estabilidade e compreensão, enquanto o poderoso preto transmite certa elegância e, sobretudo, seriedade com a qual o escritório pratica seu oficio.
Ao descer as escadas feitas de madeira nobre ressalta-se a combinação de sensações que o escritório é capaz de transmitir. Alguns o julgam elegante e sofisticado, outros sóbrio e robusto. Passando pelo gabinete a esquerda, são encontrados os escritórios que têm como elementos centrais as cortinas feitas de ripas de madeira, repetindo as diferentes cores que representam os valores da empresa. Neste ambiente fica claro como o reduzido espaço é aproveitado ao máximo com a utilização de mesas em forma de L posicionadas sobre os armários. Os três pilares do jardim situados na entrada ao seu lado repetem novamente as cores primordiais.
Diante dos últimos gabinetes e atrás da recepção encontra-se a área de advogados juniores onde se respira uma 'sensação verde', ocasionada pelas plantas de aloe vera que combinam com a cadeira Green de Javier Mariscal, 100% reciclada e 100% reciclável.
Do outro lado da entrada encontra-se a sala de reunião cujo destaque é uma série de molduras que são propostas como metáforas do diplomas geralmente expostos em um escritórios de advocacia. A obra, assim como as cortinas de ripas de madeira, foram criadas pela diretora criativa de +Quespacio, Ana Milena Hernández Palacios.
Ao lado da sala de reuniões situa-se, enfim, uma sala de espera em que o sofá Float pode ser visto, projeto mais recente de Karim Rashid para a empresa espanhola Sancal.
+ Quespacio não quis que este projeto caísse na mesmice de escritórios de advocacia, e, ao contrário, o tornou uma metáfora.O escritório de Zapata y Herrera pode ser considerado um exemplo de espaço corporativo que transmite seus valores dando maior ênfase ao trabalho de seus empregados e destacando a seriedade, o profissionalismo e a confiança com ares vanguardistas incomuns para uma firma de advocacia.